Dia Internacional dos Trabalhadores
No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu uma grande greve geral dos trabalhadores. Saíram todos às ruas.
No dia 3 houve um confronto entres dos trabalhadores e policiais. Mas “as forças da ordem” lhes responderam a bala. E ali caíram mortos 6 trabalhadores e outros 50 ficaram feridos.
“Ontem – dizem os operários – as mulheres e os filhos dos pobres choravam por seus maridos e pais fuzilados enquanto num palácio os ricos enchiam seus copos de vinhos caros e bebiam à saúde dos bandidos da ordem…! Secai vossas lágrimas, vós que sofreis! Tende coragem, escravos! Erguei-vos!”.
E no dia seguinte havia muito mais gente nas ruas, e grevistas de todas as origens, uma grande multidão. Chicago inteiro estremeceu ante o poder dos pobres que se uniam em comunhão aos operários assassinados por defenderem seus direitos e dignidade.
A resistência destes trabalhadores deu resultado, conseguiram que as horas de trabalho fossem reduzidas e a força e exemplo destes trabalhadores estendeu-se até aos últimos rincões da terra, estimulando cada operário que reivindicasse seus direitos ao trabalho digno.
A partir desta luta, hoje em muitos países se celebra este dia, como memória e compromisso com os trabalhadores assassinados e como dia de luta e resistência.
Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.