Pedro Casaldáliga e a Memória Martirial

Pedro Casaldáliga e a Memória Martirial
Celebrar a vida do bispo Pedro Casaldáliga, 92 anos de vida doada pela Vida, é celebrar as suas Causas, que são causas universais, Causas de Jesus de Nazaré, Causas do Evangelho:

– a libertação dos pobres;
– as lutas sociais e ecológicas;
– a defesa da Amazônia;
– o cuidado com a Casa Comum, a Pátria Grande;
– a paixão pelo Reino de Deus e sua Justiça;
– o assumir a Agenda Latino-Americana e o Martirológio;
– o cultivar a Espiritualidade Martirial.
A vida de Pedro é marcado pelo martírio, e começa em sua própria família, onde um tio padre foi assassinado durante a guerra civil espanhola. Ao chegar na longínqua São Felix do Araguaia foi recebido com quatro crianças mortas deixadas em caixas de sapatos na porta de sua casa. O martírio segue e o persegue na dura vida e mortes de tantos camponeses, indígenas e ribeirinhos explorados, saqueados, ultrajados pelos donos do poder e do agronegócio.
Como uma carta denúncias de tantos martírios, escreveu em 1971 “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, que mostraria ao mundo a dura realidade em que vivia o Brasil sobre a ditadura militar, o que ocasionou a ira da elite brasileira e a perseguição aos seus colaboradores.
Assumindo cada vez mais as causas do povo que é para ele as causas do próprio Cristo, torna-se a grande voz dos pobres da terra.
Neste assumir estas causas implicava inevitavelmente correr riscos, vivenciar o martírio bem próximo, na própria pele. E esse martírio vai se tornando concreto com a Morte do Pe. Rodolfo Lunkenbein, na ocasião coordenador do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e meses depois o novo coordenador do CIMI, Pe. João Bosco Penido Burnier tomba martirizado aos seus pés, após o acompanha-lo a delegacia/cadeia de Ribeirão Bonito-MT, (hoje Ribeirão Cascalheira) para interceder por duas mulheres (Margarida e Santana) que estavam sendo torturadas pelos policiais da região.
Assim seguiu a saga martirial de Pedro, sempre perseguido, ameaçado por defender vidas, saúde e educação ao povo, e se tratando da defensa do povos indígenas o perigo se tornaram mais duro e real, tendo que se ausentar por um período de sua amada Prelazia.
Celebrando estes dias seus 92 anos de vida, segue o seu martírio cotidiano, sendo acompanhado pelo “irmão parkinson” como costumava dizer, e também muito bem acompanhado por tantas pessoas queridas que acreditam nas mesmas causas e lutas que ele assumiu radicalmente, e que seguem com ele e com tantos mártires estas mesmas trilhas; defender a vida, preservar a terra, cuidar da humanidade.
Seguimos irmanados e irmanadas com este profeta, amigo e testemunha fiel e com ele afirmarmos essa máxima ao perguntarem o que fica desta tal Teologia da Libertação: “…ficam os pobres e fica Deus. Têm havido muitas teologias, e o que não passa é o Evangelho, não passa a humanidade, nem passa o Deus dos pobres. Esta tem sido (e será) a teologia mais assinada com o sangue dos mártires, a que levantou a esperança dos latino-americanos, a que possibilitou que a Igreja fizesse opção pelos pobres. Considero-me teólogo da Libertação, mas não sou teólogo. Eu prego a Teologia da Libertação porque prego o Evangelho a partir da América Latina, prego a opção pelos pobres.”
Na vida de Pedro está presente de várias maneiras essa paixão pela mística e pela espiritualidade martirial; visível em seu ser contemplativo, e temos testemunhado ao ver, sentir, viver isso em sua vida cotidiana de oração, de anúncio e denúncia, sempre na memória das vidas doadas pela Vida, no encanto das poesias, no cuidado com o Santuário dos Mártires, no celebrar a páscoa do Mártir Jesus, na páscoa dos nossos mártires, na páscoa do povo. Enfim, essa espiritualidade martirial na vida Pedro se expressa de modo especial nas Romarias dos Mártires.
Tonny e Mirim, pela Irmandade dos Mártires.

Romaria dos Mártires – 1986

Romaria dos Mártires – 1986

Romaria dos Mártires – 1986

Vidas Pelas Vida – 1996

Vidas Pela Vida – 1996

Vidas Pelo Reino – 2001


Vidas Pelo Reino – 2001

Vidas Pelo Reino – 2001

Vidas Pelo Reino – 2001
Vidas Pelo Reino da Vida – 2006
Vidas Pelo Reino da Vida – 2006
Vidas Pelo Reino da Vida – 2006
Testemunhas do Reino – 2011

Testemunhas do Reino – 2011

Testemunhas do Reino – 2011

Testemunhas do Reino – 2011

Profetas do Reino – 2016
Profetas do Reino – 2016
Profetas do Reino – 2016
Profetas do Reino – 2016

Tudo Pelo Reino – 2021

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Respostas de 3

  1. Este santuário é uma riqueza de Deus nas vidas doadas pelos profetas e profetizas que derramaram seu sangue , E Deus continua em nós que estamos na luta em defesa das causas do reino, onde as profetizas e profetas corajosos enfrenta o mal , mas a vida é don de Deus e ele esta conosco.

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"Chamados pela luz da Tua memória, marchamos para o Reino fazendo História, fraterna e subversiva Eucaristia."

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