Há 80 anos nascia Padre Antônio Henrique, que fez história na Arquidiocese de Olinda e Recife

O padre Antônio Henrique Pereira Neto foi sequestrado na noite de 26 de maio de 1969 e torturado e morto na madrugada de 27 de maio de 1969. Investigações afirmam que a autoria do crime é de um grupo do Comando de Caça aos Comunistas, aliado da polícia civil de Pernambuco à época. Seu corpo foi encontrado às seis da manhã com sinais de tortura e tiros na cabeça, na grama, entre o meio fio e uma cerca de arame farpado em uma avenida da Cidade Universitária, no Recife.

Sua morte foi apenas um dos momentos que ficaram para sempre na memória da Arquidiocese de Olinda e Recife. Outros momentos foram seus muitos testemunhos de amor ao próximo, no cuidado com os jovens e na ajuda ao pastoreio do então arcebispo dom Helder Camara. Foram 28 anos de vida apenas – menos de quatro anos como sacerdote – suficientes para mostrar sua verdade: o amor fraterno ensinado no Evangelho de Jesus Cristo. Caso fosse vivo, padre Henrique completaria hoje, 28 de outubro, 80 anos.

“O padre Antônio Henrique Pereira ainda poderia estar no meio de nós, não fosse a violência do golpe militar que lhe ceifou a vida”, comentou dom Fernando Saburido. “Que o exemplo do Pe. Henrique, sacerdote dedicado ao trabalho com os jovens, inspire novos sacerdotes a serem verdadeiros profetas, na defesa da justiça e dos mais necessitados”, concluiu o arcebispo.

Os restos mortais do padre Antônio Henrique encontram-se depositados na igreja catedral, em Olinda, ao lado de seus dois grandes pastores: Dom Hélder Câmara e Dom Lamartine Soares.  Seu nome está perpetuado na Escola de Formação das Juventudes da Arquidiocese e na Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes. “Ele era um padre jovem, trabalhava com a juventude, estará sempre ligado a este segmento como um exemplo para todos”, comentou dom Fernando.

Hoje, às 17 horas, o arcebispo celebrará missa na Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, em Jaboatão dos Guararapes. “Rezaremos especialmente por padre Henrique, que é patrono da Fazenda de Jaboatão”, afirmou o arcebispo.

Fonte: https://www.arquidioceseolindarecife.org/ha-80-anos-nascia-padre-antonio-henrique-que-fez-historia-na-arquidiocese-de-olinda-e-recife

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

"Chamados pela luz da Tua memória, marchamos para o Reino fazendo História, fraterna e subversiva Eucaristia."

Recentes

Siga-nos

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba atualizações de nossas iniciativas

plugins premium WordPress