ASSEMBLEIA DA IRMANDADE DOS MARTIRES DA CAMINHADA

Depois de uma longa caminhada vivendo como irmãos e irmãs, iluminadas e iluminados pelo testemunho dos Mártires da Caminhada, realizamos, no dia 03 de dezembro de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, a nossa primeira assembleia da IRMANDADE DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA.

Iniciamos com uma alegre e carinhosa acolhida de todas e todos os quarenta e um (41) participantes, juntas e juntos invocamos o ESPÍRITO, A DIVINA RUAH, cantando a poesia do Bispo Pedro Casaldáliga:

TU QUE SOPRAS ONDE QUERES,
VENTO DE DEUS GERANDO VIDA,
SOPRA-ME, SOPRA-ME,
SOPRA-ME SOPRO FECUNDO!

SOPRA-ME VIDA EM TEU SOPRO,
PAZ INQUIETA E ESPERANÇA.
FAZE-ME TODO JANELAS,
OLHOS ABERTOS E ABRAÇO.

LEVA-ME EM BOA NOTÍCIA,
SOBRE OS TELHADOS DO MEDO.
PASSA-ME EM TORNO DAS FLORES,
BEIJO DE GRAÇA E TERNURA.

JOGA-ME CONTRA A INJUSTIÇA
EM FURACÃO DE VERDADE.
DEITA-ME EM CIMA DOS MORTOS,
BOCA PROFETA A CHAMÁ-LOS.

Escutamos a boa noticia da comunidade de João: “Vocês são minhas testemunhas“ (Jo 15,27), que foi ressoada pela voz de tantas pessoas vindas de tantos territórios, pedindo que a Divina Ruah, fonte de toda sabedoria, derrame sobre nós a luz de seu amor, para sermos sempre Testemunhas do Reino da vida.

Foram apresentados então os objetivos da assembleia:

  • partilhar a vida, a caminhada e a missão da Irmandade;
  • encaminhar criação da associação da Irmandade, aprovar o estatuto e eleger a diretoria.

Em seguida Tonny e Silvia leram da carta de PRINCÍPIOS da Irmandade, logo após Raquel entoou a poesia do Bispo Pedro, musicada por Zé Vicente: VIDAS PELA VIDA, VIDAS PELO REINO, TODAS AS NOSSAS VIDAS, COMO AS SUAS VIDAS, COMO A VIDA D’ELE, O MÁRTIR JESUS!

Nossa reunião realmente foi conduzida pela DIVINA RUAH. Padre Mirim fez memória da nossa caminhada desde 1996 quando, na segunda Romaria, nasceu o sonho de assumir a vida, as causas e a missão dos Mártires da Caminhada. Naquele ano, o lema da Romaria era VIDAS PELA VIDA. Fez-se memória da nossa caminhada até aqui, sempre inspirados e inspiradas pela profecia do Bispo Pedro Casaldáliga e interpelados e interpeladas a manter viva a esperança, a estar sempre ao lado dos pobres e a jamais nos esquecer do sangue dos mártires.

Depois, nos perguntamos: e hoje, onde estamos? De quais territórios viemos? Em qual chão está pisando a Irmandade? Em seguida, cada participante da assembleia se apresentou dizendo o nome e a cidade onde mora.

Também foram partilhadas algumas atividades, serviços da Irmandade e dos coletivos. Thiesco apresentou o site da irmandade e como funciona. Pediu às pessoas que tiverem material das Romarias e de outras atividades martiriais que nos envie para serem partilhadas nas nossas redes sociais. João Marcos nos contou do sonho que temos de construir a Casa de Espiritualidade Martirial Pedro Casaldáliga, em Ribeirão Cascalheira-MT. O espaço da antiga escola localizada ao lado do Santuário, cedido pela Prefeitura, está sendo reformado para funcionar como espaço de acolhida, de encontro, de convívio, de tecer relações e compromissos, de troca de saberes, de cultivar a espiritualidade martirial, para ser lugar da memória e da esperança… Enfim, um espaço do Bem Viver e Bem Conviver.

Em seguida, Edevaldo apresentou o estatuto da Irmandade, que foi aprovado por unanimidade. Os membros sugeridos para a composição da primeira diretoria foram:

  • Presidente: Silvia Ludovina Barroso
  • Vice-presidente: Laudimiro de Jesus Borges – Mirim
  • 1ª Secretária: Liliam Daniela dos Anjos Pinto
  • 2º Secretário: Antônio Carlos Pereira da Silva – Tonny
  • 1º Tesoureiro: João Marcos Cardoso Picarti
  • 2ª Tesoureira: Creusa Salette de Oliveira
  • Conselho fiscal: Claudia Borges Costa, Sued Henrique de Carvalho Vasque Machado e Edevaldo Aparecido Marques.

A diretoria foi aprovada por unanimidade.

Para concluir agradecemos e rezamos a oração da Irmandade dos Mártires da caminhada. Depois, cantamos proclamando “faz escuro mais eu canto… Vamos sair por aí, a buscar a esperança. Vou, vamos sair pra encontrar a esperança”.

Ribeirão Cascalheira, 08 de dezembro 2020
Festa da Imaculada Conceição da Mãe do Senhor
120 dias da páscoa do Bispo Pedro

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

"Chamados pela luz da Tua memória, marchamos para o Reino fazendo História, fraterna e subversiva Eucaristia."

Recentes

Siga-nos

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba atualizações de nossas iniciativas

plugins premium WordPress