No dia 22 de maio, sábado, a partir das 19h00 (horário Brasília), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Pará e entidades parceiras realizarão uma Celebração Virtual em memória às dez vítimas executadas pela polícia em 24 de maio de 2017, na Fazenda Santa Lúcia. O crime ficou conhecido como Massacre de Pau D’Arco. A atividade dará início ao IV Ato em Memória ao Massacre de Pau D’arco.

A operação violenta realizada pelas polícias civil e militar no sul do Pará, resultou no assassinato de dez trabalhadores rurais, sendo nove homens e uma mulher, mártires que lutaram pelo direito à terra. Passados quatro anos, os 16 policiais denunciados pela participação no Massacre continuam em liberdade e o inquérito que investiga os mandantes dos crimes não resultou em nenhum indiciamento. A violência continua!
No dia 26 de janeiro de 2021, Fernando dos Santos, um dos sobreviventes e principal testemunha do Massacre, foi assassinato com um tiro na nuca, depois de receber várias ameaças. Aproximadamente 200 famílias, resistem na terra trabalhando e produzindo alimentos. O clima na Ocupação Jane Julia é de total insegurança, preocupação e incerteza. Além da memória das vítimas, o momento será de clamor por justiça e contra a violência no campo! Devido à pandemia da Covid-19, a celebração será virtual.

Uma resposta
É preciso prender os assassinos e os mandantes, mas não basta. A Sociedade será criminosa, enquanto não cuidar igualitariamente de todos os seus integrantes. Sem o direito e a justiça a humanidade não alcançará a PAZ.