MARIA ELENA MOYANO DELGADO

Líder Popular de Favela

País do martírio:

Peru

Peru

15/02/1992.

??

Maria Elena Moyano Delgado nasceu no dia 29 de novembro de 1958, no distrito da província de Barranco, Lima. Seus pais eram Eugenia Delgado Cabrera e Hermogenes Moyano Lescano. Ele tinha seis irmãos, Rodolfo, Raul, Carlos, Narda, Eduardo e Marta.

Sua vida durou um período de intensa mudança e revolta no Peru. E a sua morte, em 1992, pelas mãos de Sendero Luminoso simbolicamente coincidiu com o fim desse período.

Mulher de consciência e de fé extraordinárias, que assumiu a liderança popular e foi sub-prefeita no bairro de Lima, Villa El Salvador, em circunstância sumamente desafiadoras, quando o terror paralisava.

Merecidamente chamada de “Mãe Coragem” e “Militante da Vida”. Promotora da organização popular e alternativa, diante da miséria crescente, ante o descaso oficial e frente às ameaças do Sendero Luminoso, Maria Elena foi de fato assassinada por este, que dinamitou o corpo da mártir, como para fazê-la desaparecer, inutilmente, a sua memória e suas causas continua nas luta do povo.

Texto da Galeria dos Mártires da Caminhada, Prelazia de São Félix do Araguaia.

MARIA ELENA MOYANO DELGADO, Presente na Caminhada!

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

Receba atualizações de nossas iniciativas

Uma resposta

  1. Sua morte indignou o presidente Fujimori que, para acabar com o terrorista imperante, teve que fechar o judiciário a cargo de un juez bandido chamado César San Martín, que libertou a dois mil terroristas em troca de propina. O Congreso corrupto y o ministerio público repleto de apátridas cobardes que não se importaban con a desgraça popular crescente, também foram fechados. Só assim, em Novembro desse ano, oito meses depois do assassinato de Maria Helena, o seu assassino, Abimael Guzmán foi capturado e sentenciado a prisão perpetua, não mais por juizes apátridas, mas pela justiça militar Outros dois mil subversivos narcoterroristas também foram sentenciados. O resto é pura mentira apoiada pela CNN que não gostava de que o Peru cresça tao rápido com ajuda do Japão. Inacio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *